Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

XII Congresso Brasileiro de Bioética acontece em Recife

O XII Congresso Brasileiro de Bioética vai ser realizado entre os dias 26 a 29 de Setembro, em Recife, Pernambuco.

A Professora Dr.ª Patricia Forte RauliDiretora Geral da Faculdades Pequeno Príncipe e Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Paraná, convida os estudantes e professores da FPP a submeterem trabalhos ao Congresso até o dia 30 de junho.

É uma oportunidade de expor o trabalho da nossa instituição e discutir intelectual e academicamente, refletindo, trocando experiências e pesquisas. O tema central do evento é “Liberdades e Responsabilidades”, refletindo sobre a bioética no Brasil.

Leia mais informações sobre o evento aqui.

Professores e alunos da FPP participam de evento sobre transgênicos na PUC-PR

No dia 20 de junho, os Professores da FPP, Prof. Dr. Rogerio Saad Vaz e Profa. Dra Leide Sanches participaram da mesa redonda “Dialogando sobre Transgênicos”, na PUCPR. Estudantes do 5º período de Biomedicina da FPP, estudantes e professores da PUC e agrônomos também estiveram presentes no evento.

O evento foi promovido pelo grupo de pesquisa Bioética e Biotecnologia da PUC e pela FPP. Este foi o segundo encontro em parceria entre as duas instituições, sendo o primeiro realizado na FPP, no fim do mês de maio, tratando sobre CRISPR.

“O evento foi importante, complexo, multidisciplinar e permitiu a troca de informações e opiniões a cerca das aplicações da transgenia em diversas áreas, além dos aspectos bioéticos”, comenta Professor Rogerio sobre a mesa redonda.

Bioimpressões 3D é tema de Webinar com Dra. Shayn Peirce-Cottler – University of Virginia

No dia 14 de junho, a FPP realizou um Webinar com a Dra. Shayn Peirce-Cottler. O evento tratou sobre bioimpressões 3D e foi organizado pelo Núcleo de Internacionalização da FPP e pela coordenação do curso de Biomedicina.

Dra. Shayn Peirce-Cottler é responsável pelo 1º laboratório de bioimpressão 3D dos Estados Unidos, na University of Virginia, e o evento possibilitou o debate sobre a aplicação da impressão 3D em pesquisas e no ensino da saúde. O Webinar contou também com a participação da equipe de impressão 3D da UTFPR, instituição parceira da FPP.

“No cenário atual do nosso país, parcerias como esta se tornam ainda mais importantes, pois permitem mobilidade, sustentabilidade, troca de conhecimentos e troca de tecnologia”, comenta o Professor Rogério Saad Vaz, coordenador do curso de Biomedicina, sobre a parceria entre as três instituições – FPP, UTFPR e Universidade de Virgínia. “O evento abrangeu todos os níveis do ensino superior, estudantes, professores e pesquisadores do Complexo Pequeno Príncipe, que viram possibilidades de aplicações reais da pesquisa”, completa.

Confira aqui as fotos do evento!

FPP convida para Webinar com a Dra. Shayn Peirce-Cottler (Universidade de Virginia) sobre bioimpressões 3D

A FPP convida todos os acadêmicos, docentes e pesquisadores do Complexo Pequeno Príncipepara participar do Webinar com a Dra. Shayn Peirce-Cottler (Universidade de Virginia) sobre bioimpressões 3D.

Data: 14 de junho

Horário: 16h00

Onde: Auditório da FPP

Organização: Núcleo de Internacionalização – FPP

Coord. do Curso de Biomedicina

Convidados: Equipe de impressão 3D da UTFPR

Dra. Shayn Peirce-Cottler é responsável pelo 1º laboratório de bioimpressão 3D dos Estados Unidos, na Universidade de Virginia. O webinar terá como tema bioimpressões 3D, aplicações em pesquisa em ensino e pesquisa aplicada / translacional.

 

print_peirce-cottler

 

 

Evento do Núcleo de Internacionalização traz Dr.ª Isabel C. Scarinci

No dia 8 de junho, a FPP recebeu a Dr.ª Isabel C. Scarinci, professora titular da Universidade do Alabama em Birmingham da divisão de Medicina Preventiva e cientista do Centro de Câncer. A palestra faz parte de uma série de ações promovidas pelo Núcleo de Internacionalização.

Professora Isabel falou sobre sua pesquisa no Centro de Câncer, sobre o formato e as diferenças da educação médica no Brasil e nos Estados Unidos e sobre interprofissionalização.

Sobre a Dra. Isabel C. Scarinci Psicóloga e Doutora em Psicologia Clínica é professora titular da Universidade do Alabama em Birmingham da divisão de Medicina Preventiva e cientista do Centro de Câncer. Sua principal área de pesquisa é a Prevenção do Câncer; Prevenção e controle entre populações de baixa renda, minorias e imigrantes. Ela trabalha principalmente nas áreas de câncer de mama e de cólo de útero, e controle do tabaco entre as mulheres. Em termos de metodologia a pesquisadora tem experiência em pesquisa comunitária participativa e o uso de metodologia mista.

Dia da Imunização: Esquema Básico Vacinal 2017

Hoje, dia 9 de junho, é comemorado o Dia da Imunização. Esta data procura nos lembrar sobre a importância das vacinas, que previnem uma diversidade de doenças e são importante aliadas para a saúde coletiva.

No Brasil, em 1973, foi instituído o Programa Nacional de Imunização (PNI) pelo Ministério da Saúde, que tem grande importância na prevenção e no controle de diversas doenças.

O Professor Me. Leandro Rozin ministra disciplinas sobre epidemiologia na FPP, e explica a importância da vacinação da população. “Inúmeras doenças que eram epidemias e pandemias foram eliminadas e até mesmo erradicadas por conta do esquema vacinal. A varíola, por exemplo, já foi erradicada no mundo e a poliomielite, eliminada no Brasil”, comenta.

Ao entrar no organismo, as vacinas – compostas por microrganismos que estão na forma inativa (morta) ou atenuada (enfraquecida) – fazem o sistema imunológico reagir e produzir anticorpos contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e à doença que eles causam.

Confira aqui o Esquema Básico Vacinal, atualizado para o ano de 2017, pelo PNI!

Esquema básico vacinal

Encenação do “Mito da Caverna” marca 7ª Semana da Cultura da Paz

A 7ª Semana da Cultura da Paz da FPP foi encerrada com um espetáculo teatral denominado “Qual é a sua caverna?”, encenado pelos estudantes do 1º período de Psicologia. A atividade se propôs a dramatizar o Mito da Caverna, de Platão, e faz parte da disciplina Pressupostos Históricos da Psicologia, ministrada pelo Professor. Me. Paulo Cesar de Souza Vaz.

O objetivo da dramatização foi trabalhar as habilidades interpessoais, comunicação, aspectos éticos e críticos diante de diversas questões atuais. Os temas apresentados pelos estudantes foram: trabalho escravo nos tempos atuais, influência da mídia, reforma do ensino, relacionamentos abusivos, homossexualidade e ditadura da beleza.

“Procuramos debater a atuação do psicólogo como incentivador de ações que possam despertar a gentileza no cotidiano acadêmico e social”, comenta o Prof. Paulo Vaz. “A Semana da Cultura da Paz encontra-se em sua 7ª edição e, desde 2015, passamos a realiza-la com o Maio Amarelo, em parceira com o Iptran, trabalhando a paz no trânsito como forma de amenizar as situações de estresse e violência no trânsito” diz.

A ação encerra a Semana da Cultura da Paz com uma reflexão que visa o desenvolvimento da cidadania nos estudantes, repercutindo nas politicas públicas relacionadas a essas áreas da saúde, educação e trânsito, colaborando para uma sociedade mais humana, saudável e cidadã.

 

O Mito da Caverna

O filósofo Platão criou a alegoria da Caverna, na qual nos convida a imaginar uma caverna onde as pessoas estão aprisionadas desde o nascimento, amarradas encarando a parede ao fundo, na escuridão. Elas só podem olhar para frente. Atrás dos prisioneiros há uma chama brilhante que lança sombras na parede para a qual eles olham. Há também uma plataforma entre o fogo e os prisioneiros, na qual pessoas andam exibem vários objetos de tempos em tempos, de modo que as sombras destes objetos são lançadas na parede. Assim, a única verdade e realidade que os prisioneiros conhecem são estas sombras.

Caso um dos prisioneiros seja libertado, a luz iria ferir seus olhos e ele não acreditaria que o presente é real. Ao voltar para a caverna, seus olhos também não se acostumariam com a escuridão e ficaria cego. Os outros prisioneiros concluiriam que sair da caverna é prejudicial e que não devem sair, aprisionando-os novamente.

Pré-seleção para professores do curso de Medicina – Curso de Formação Docente

A FPP abre hoje (6) as inscrições para a pré-seleção para cargos futuros de professor no Curso de Medicina, com ingresso no primeiro semestre de 2018.

Para conferir o edital integral e as datas do Curso de Formação Docente, clique aqui.

A pré-seleção conta com três fases:

1ª fase – inscrição dos interessados, incluindo carta de intenção para atuar na docência nesta instituição, documentação comprobatória de formação, aperfeiçoamento e outros conforme relação no Anexo 1;

2ª fase – seleção dos currículos para inscrição ao Curso de Formação Docente com ênfase em Metodologias Ativas voltado às necessidades da instituição;

3ª fase – participação no Curso de Formação Docente com ênfase em Metodologias Ativas, com duração de 70 horas, a ser realizado a partir do mês de agosto/2017 com periodicidade quinzenal (às sextas feiras de 17:00 às 22:00 e sábados de 8:00 às 13:00). Frequência mínima de 75% para obtenção do certificado, sendo este, um dos critérios de seleção à Docência.

As inscrições serão realizadas no período de 06/06/2017 a 01/08/2017 e devem ser protocoladas na recepção da FPP. Não haverá nenhum custo aos candidatos.

O Curso disponibiliza 60 vagas, sendo 40 disponíveis para o público externo interessado na docência na FPP, 05 vagas para o Hospital Pequeno Príncipe e 15 vagas para a atualização de professores da FPP.

Mais informações pelo telefone 3310-1500.

Edital do Processo Seletivo ProUni 2017/2 é divulgado

Foi divulgado o Edital do Processo Seletivo ProUni para ingresso no segundo semestre de 2017. O edital pode ser encontrado na íntegra aqui.

As inscrições vão do período de 06 de junho a 09 de junho e são efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site do ProUni.

Confira as vagas oferecidas pela FPP:

Curso Integral Parcial
Biomedicina 5 4
Enfermagem 4 4
Farmácia 4 4
Medicina 9 0
Psicologia 6 6